sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um pouquinho sobre os Cupcakes...

O cupcake surgiu pela primeira vez no século 19. Ele tornou-se popular, basicamente, porque era mais fácil assa-lo do que assar um bolo de tamanho comum. Nesta época, tudo era feito no forno à lenha, o que fazia com que o bolo demorasse muito tempo para ficar pronto e, muitas vezes, passasse do ponto. Foi por isso que o mini bolo - o cupcake - tornou-se popular pelo seu tamanho, que facilitava a confecção dos bolos. Ele era muito mais fácil de assar, o que evitava que o bolo passasse do ponto. O nome veio da forma em que o bolinho era assado. Como, naquela época, não existia formas como as que conhecemos hoje, o bolinho era assado dentro de uma xícara para ficar com o seu tamanho pequeno, por isso Cupcake, “bolo de xícara”. Hoje em dia o bolinho já não é feito mais na xícara, mas mantêm a sua essência pequena e delicadaMas afinal, os cupcakes são só bolinhos? Que nada! Eles são uma versão mais delicada do Muffin, que te encanta desde a primeira vez que você coloca o olho neles. Podem ser decorados com uma montanha de cobertura, que podem ser tradicionais com creme de manteiga, chatilly, glacê, geléia, frutas e chocolate ou podem ser mais modernos, misturando sabores e texturas. Ao experimentar um cupcake, todos os seus sentidos são aguçados, desde o visual até o paladar. É impossível resistir a estes mimos de todas as cores, sabores e texturas. 




Mas afinal, os cupcakes são só bolinhos? Que nada! Eles são uma versão mais delicada do Muffin, que te encanta desde a primeira vez que você coloca o olho neles. Podem ser decorados com uma montanha de cobertura, que podem ser tradicionais com creme de manteiga, chatilly, glacê, geléia, frutas e chocolate ou podem ser mais modernos, misturando sabores e texturas. Ao experimentar um cupcake, todos os seus sentidos são aguçados, desde o visual até o paladar. É impossível resistir a estes mimos de todas as cores, sabores e texturas. 


Só agora que o cupcake está começando a ser difundido pelo Brasil, mas já é muito popular nos Estados Unidos e outros países do mundo, como a Inglaterra. Eles viraram um hit em NY após terem aparecido diversas vezes na série “Sex in the City" e pelas declarações da protagonista da série, que se declara uma apaixonada pelo quitute.


Hoje, esses bolinhos lindos, são usados em várias ocasiões, como casamentos, petit comitês, aniversários de adultos e de crianças, lançamento de empresas, cofee breaks, brunchs, coqueteis e até na maternidade como lembrancinha! Não existe limite para o uso do cupcake e cada vez mais as pessoas estão aderindo à moda. 



Nós, do Petit Pois Petit Pois Atellier de Doces, desenvolvemos cupcakes para várias ocasiões. As fotos deste post são alguns exemplos do nosso trabalho. É tudo feito com muito carinho para deixar todos "sem palavras". Buscamos sempre transmitir para nossos trabalhos o gosto e a necessidade do cliente para que a experiência dele seja plena e rodeada de sabores.


Não é de apaixonar?



Não se esqueçam: 
Os cupcakes são uma ótima lembrancinha para seu evento, festa, pequenos encontros ou até mesmo como um mimo para aquela pessoa pessoa especial. Faça o seu pedido no Petit Pois Atellier de Doces, que nós, as Meninas Gourmet, fazemos cupacakes personalizados de acordo com o que você precisa! 

Fiquem atentos, pois logo postaremos as fotos dos lindos Cupcakes Especiais que estamos desenvolvendo para o Dia dos Namorados e paracelebrar a Copa do Mundo! 

Se você quer saber mais sobre este mundo do cupcake, separamos algumas dicas, livros e sites onde voce poder fazer uma pesquisa mais detalhada sobe o assunto. Esperamos poder ajudá-los:
• Achamos um Kit de cupcake na Fnac!! Um livro de receitas, 250 forminhas fofas e um mini saco de confeiteiro lindooooooooo!!
• Um site ótimo para compra de acessórios de cupcake é o Barra Doce. Dêem uma passadinha por lá!!
• O site da Amazon, tem uma enorme quantidade de livros de cupcake. Eles entregam aqui no Brasil e você tem a opção de escolher 3 tipos de entrega. Vale a pena dar uma olhadinha!


      

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dia do cozinheiro!

Gente!! Descobrimos hoje (atrasadas, mas tudo bem...) que dia 10 de Maio é nosso dia!! Como tem dia para tudo neste mundo, porque nós cozinheiros não teríamos um dia, né? Só não sabíamos que já tinha passado. Então, para comemorar (atrasado) achamos um texto muito interessante sobre o cozinheiro, a gastronomia e sua história no Brasil e queríamos compartilhar com vocês.

"Cozinhar é uma das mais antigas atividades humanas, surgida por volta da sete mil anos atrás, quando o homem adquiriu meios seguros de obter e dominar o fogo.
Já o ofício de cozinheiro, não se sabe exatamente quando surgiu, mas relatos de suntuosos banquetes na corte da Mesopotâmia por volta de 3000 a.C., por exemplo, confirmam que essa é uma profissão antiqüíssima e, também, mostram que a comida sempre foi um importante elemento nas relações sociais e de poder.
Justamente por isso, os cozinheiros, que através de sua arte, contribuíam para o aumento do prestígio e do poder daqueles a quem serviam, acabavam por conquistar, eles próprios, prestígio e regalias que os distinguiam entre os seus pares.
Assim, portanto, não é de hoje que ser chef de cozinha é algo glamoroso e muito desejado. Mas, a História, e as estórias, tendem a privilegiar o lado mais reluzente das trajetórias, relegando a um segundo plano as pedras do caminho.
É verdade que a profissão de cozinheiro pode trazer prestígio e fortuna, temos muitos exemplos disso tanto no passado quanto no presente.
Mas, como acontece nos esportes, para cada Ronaldo Fenômeno, existem milhares de jogadores de futebol absolutamente anônimos, muitos deles mal conseguindo sobreviver da profissão. O que os move é a paixão pela bola, o gostar de jogar futebol.
Na cozinha não é diferente, muito pelo contrário. Ao escolher a profissão de cozinheiro é preciso ter em mente que se trata de uma carreira que, como no exército, possui graus hierárquicos a serem conquistados e que, para se atingir o topo dessa hierarquia, é preciso muito esforço, dedicação, aprendizagem, treino e, sobretudo, gostar do que se faz - e gostar muito. Mesmo, assim, isso não basta.
É preciso, ainda, possuir características como criatividade, espírito de liderança, organização, capacidade de ensinar, ousadia e muita personalidade para se chegar lá. Nem todo soldado se torna general. Nem todo cozinheiro chega a chef de cozinha.
Não há curso que substitua a prática "de campo" nem pro soldado nem pro cozinheiro. Mas, como no exército, cada elemento tem seu papel e sua importância dentro do grupo e sem o trabalho de todos não há resultado possível.
Hoje, no Brasil, a gastronomia vive um momento efervescente. Ao longo das últimas duas décadas, o cenário gastronômico nacional se transformou completamente.
A mudança mais sensível, e que serviu de mola propulsora para todas as outras, foi, justamente, a profissionalização do setor.
Começou, timidamente, com a chegada de chefs estrangeiros no começo dos anos 80, fortaleceu-se com a abertura das importações no começo dos anos 90 e consolidou-se com a fundação da Associação Brasileira da Alta Gastronomia - ABAGA, em 1995, cujo empenho, desde o início, embasou-se em dois pilares complementares, a formação e a valorização do profissional da cozinha."
Fonte: Portal São Francisco
Parabéns para todos os cozinheiros que fazem da comida uma arte e das refeições uma eterna experiência sensorial!!